Vencendo as obras da carne

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:19-23)

Você, como alguém que nasceu de novo, que crê que vai para o Céu, que é salvo, seu compromisso é com o seu espírito e não com a sua carne. Isso implica em travar uma guerra ferrenha com a natureza pecaminosa e com o inimigo das nossas almas: o diabo. Portanto, você não é o que pensa que é, porque você não é o que vê nem o que interpreta que é. Você é muito mais do que vê e imagina, quando não dá vazão às obras da carne.

Cada filho recebe uma missão da parte de Deus. Você é espírito, possui uma alma e vive em um corpo. Você é exatamente o seu espírito. A Bíblia diz que o corpo volta para o pó, mas o espírito volta para Deus (Eclesiastes 12:7). Então, você é criação de destino, veio do Céu e voltará para lá. Você é peregrino nesta Terra, está de passagem no Planeta, não é permanente aqui. 

Contudo, apesar de não ser permanente nesta Terra, a Bíblia diz, no Salmo 8, que o homem é a coroa da criação de Deus. Como criação de Deus, se não vivemos pela carne, satisfazendo as obras da carne, um dia nos encontraremos com Deus, com o nosso Criador. E, para isso, não podemos ser como Acã: Ter e guardar muitos entulhos na vida escondidos debaixo da capa.

Acã foi um homem que morreu com sua família e descendente, porque não resistiu às obras da carne. Quando viu uma capa babilônica que lhe chamou a atenção, roubou-a e guardou-a consigo, trazendo prejuízos ao povo de Israel (Josué 7). 

Só que o problema não é Acã morrer, como relata o texto bíblico, mas o juízo que ele estabelece para toda a geração e os seus descendentes. A Bíblia diz que Acã não morreu sozinho, mas com toda a geração e descendentes. Todos sofreram por causa da sua inadimplência espiritual. Deus havia dito que não deveriam tomar o despojo de guerra, e ele desobedeceu. 

Quando nós temos argumentos debaixo da capa, os descendentes biológicos e espirituais sofrem todas as consequências da capa maligna que colocamos para tentar esconder o que mais cedo ou mais tarde ficará claro. Precisamos ser encorajados para arrancar a capa e não permitir que nada fique escondido em nossas vidas, para que a família não seja prejudicada. Precisamos de libertação. Precisamos abandonar as obras da carne e viver pelo Fruto do Espírito (Gálatas 5:22,23). 

O que está debaixo da sua capa? 

O que você guardou debaixo da sua capa? Talvez você nem saiba que possui uma capa. Mas, às vezes, estamos guardando, debaixo da capa, coisas, situações, como se fossem despojo de guerra. Que tipo de guerra você se envolveu e para quem você guerreou? 

Precisamos ser consolidados no espírito e não na carne, porque somos homens de Deus, somos espirituais. O nosso compromisso e a nossa seriedade precisam ser conhecidos por todos. A nossa essência é de ministros do Evangelho do nosso Senhor Jesus, o Cristo. Nossa essência tem que ser inegociável. 

O diabo não pode roubar nossa essência espiritual porque é a única parte boa, é a riqueza boa que temos: a parte de Deus em nós. Não temos nada de bom de nós mesmos. Tudo o que temos é para o louvor da glória do Senhor. Não construímos nada de nós mesmos, tudo é para o louvor da glória do nosso Deus. 

A cada dia, devemos buscar viver para não satisfazer a nossa carne, mas viver no espírito pelo Espírito de Deus e, assim, nosso proceder será irrepreensível. Não fomos chamados para alimentar a carne, nem para ser alimento da serpente.

 Portanto, lutemos cabalmente contra as obras da carne que são:

 . Adultério;

. Prostituição;

. Impureza;

. Lascívia;

. Idolatria;

. Feitiçaria;

. Inimizades;

. Porfias;

. Emulações;

. Iras;

. Pelejas;

. Dissensões;

. Heresias;

. Invejas;

. Homicídios;

. Bebedices;

. Glutonarias;

. e coisas semelhantes a essas.

 A Bíblia nos adverte a não viver cedendo a nenhuma dessas obras, antes, devemos lutar para vencê-las.

 Como vencer a carne?

 Somente alguém que busca santidade vence a carne que nos assola diariamente. O homem santo vence a carne, a carnalidade, o pecado, porque sabe que não depende dele mesmo, mas de Deus. Vence porque vive os Princípios. As pessoas que vivem os Princípios não se deixam enganar pelas obras da carne.

 Seja santo e vença a carne, declarando a sua fé e vivendo um estilo de vida condigno com o Reino. Quando você alimenta mais o seu espírito que a sua carne, a vitória sobre as obras da carne é uma certeza. Um homem de fé e uma mulher de fé podem mudar a história, por mais terrível que seja, na direção deles, quando têm a história consolidada dentro de si. Então, vencem qualquer tipo de abuso da parte espiritual da maldade.

 Você consegue vencer a carne quando está sob uma cobertura segura, sadia, santa. Viva para Deus intensamente. Mas não viva intensamente para Ele apenas quando estiver na Igreja, na Célula, com outros irmãos, três vezes na semana… Não! Viva intensamente para Deus todos os sete dias da semana, os 30 dias do mês, os 365 dias do ano.

 Viver em santidade e viver intensamente para Deus no trabalho, em casa, na faculdade, na escola, no shopping, em todos os lugares e momentos e não apenas na Igreja, na Célula, garante a você estar sempre em cobertura segura e sadia. Em outras palavras, você precisa servir a Deus de verdade. Saber que é homem de Deus, que é mulher de Deus e que precisa viver como príncipe e princesa do Senhor. O homem de Deus tem a essência de Deus e vive guardado por Ele, não vive satisfazendo as obras da carne.

 O homem que vive no espírito está em cobertura segura. Este livra sua rota da carne e se consolida no espírito. Precisamos de pessoas que tenham o Fruto do Espírito em suas vidas. Quem tem o Espírito Santo é transformado a ponto de as pessoas que caminham ao seu redor, também serem transformadas.

 Deus quer nos dar a bênção de não permitirmos que as obras da carne tenham mais poder do que o viver no espírito em nós. Viver em santidade, pelo Fruto do Espírito, é a garantia que temos de que viveremos para Deus, agradando-o em toda nossa forma de viver.

 Que o Eterno te abençoe e te guarde…e Ele te dê Shalom!!!

 Solange Nascimento.

Como será o seu futuro?

“E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus”.( Mateus 19:16-231 ).

Esse jovem teve um encontro especial, uma oportunidade única de garantir a continuidade de sua vida, mesmo após a morte!

Você pode estar achando estranho isso, mas é exatamente o que aconteceu.

 Muitas pessoas vivem apenas o presente, valorizam o hoje, exploram nos limites máximos o agora, não se importando com o futuro e negligenciando totalmente o passado.

Outras pessoas não conseguem aproveitar o presente e nem de longe projetar ou simplesmente esperar por um futuro, pois estão terrivelmente amarradas a um passado que se repete num dia após o outro, estão presas à tristeza de viverem de novo o ontem.

 Alguns por motivos de traumas e fracassos no passado ou por viverem um presente onde as lutas não passam de farsas, pois a derrota é inevitável e está aliada à baixa auto-estima, se transportam para o futuro, numa tentativa desesperada de se possível sentirem ao menos uma vez o gosto da esperança de uma conquista.

 Diferente de alguns, este jovem teve um passado de êxito, pois disse em resposta ao Sr que: “Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade…”, entendemos por isso que ele nasceu num lar cristão, teve família, pois alguém lhe ensinou. E numa verdade bíblica, quem cumpre os princípios, mandamentos, é abençoado, ou seja, tem uma vida de benção. O texto também diz: “possuía muitas propriedades”, ele estava vivendo um presente de conquistas e vitórias. Porém havia em seu coração uma questão que o perturbava. “Que bem farei para conseguir a vida eterna?”

 Mesmo já tendo vivido um passado de êxito e um presente de vitórias, ele se preocupava em como seria seu futuro. Alguns não cuidaram no passado, não vivem por um presente e não fazem questão de como será seu futuro?

 Marcos 10:29-30 – “E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.

 Gostaria de dizer que não importa como foi seu passado ou como tem sido seu presente, uma vida futura de vitórias só o Senhor Jesus tem para nos dar. Venha vivê-la.

 Que o Eterno te abençoe e te guarde…e Ele te dê Shalom!!!

 Solange Nascimento.

Certeza e Fidelidade em Deus

“E não enfraqueceu na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tão pouco para o amortecimento do ventre de Sarah. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.” ( Romanos 4:19-21 ).

Fé é acreditar ou confiar em uma pessoa, isso depende da confiabilidade da pessoa em que se confia, é sempre razoável acreditar em quem é digno de confiança. E quem melhor do que Deus para merecer nossa confiança? Nesse texto o apóstolo Paulo mostra-nos isso ao falar sobre a eficácia da fé, e ao fazer isto ele refere-se a Abraão que não se refugiou em um mundo de fantasias para escapar da realidade de sua situação, pelo contrário, sem enfraquecer na fé ele enfrentou a dura realidade demonstrando-nos atitudes que devem fazer parte da vida daqueles que tem certeza da fidelidade de Deus.

Não duvidou da promessa – (ver. 20a ) Se Abraão tivesse cedido a incredulidade ele teria enfraquecido, porque a incredulidade é um grande obstáculo para a operação de Deus, o próprio Jesus enfrentou este problema no seu ministério conforme descreve Mateus; ” E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles” ( Mateus 13:58 ). Isto em sua própria cidade. Paulo mostra-nos que Abraão com sua atitude de crer contra a incredulidade glorificou a Deus, certo que o Deus da criação e da ressurreição não iria faltar com a sua promessa.

 Se fortaleceu na fé – ( ver. 20b )A fé olha sempre para os problemas a luz das promessas, Abraão não fez vista grossa aos problemas, nem os subestimou, mas lembrou-se do poder de Deus e da sua fidelidade ao ponto de mais tarde ser chamado para andar na sua presença, conforme Gênesis; ” Anda na minha presença e sê perfeito” ( 17:1 ). Entendemos com isso que se queremos nos fortalecer na fé precisamos conviver com Deus tendo intimidade com ele, porque para estes ele mostrará a sua aliança ” O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança” ( Sl. 25:14 ).

Crer que Deus é poderoso para cumprir – ( ver. 21)Abraão sabia que Deus era capaz de manter sua promessa em virtude de seu poder, também por causa da sua fidelidade, mesmo que o homem seja infiel, ele permanecerá fiel, nisto Paulo enfatiza o poder de Deus com muita convicção sabendo que ele é poderoso para fazer tudo além daquilo que pedimos ou pensamos, conforme Efésios 3:20, quanto mais aquilo que ele prometeu, é bem verdade que os homens as vezes até podem prometer, mas quase sempre falta-lhes o poder para cumprir, Abraão tinha fatos e atos por demais suficientes que garantia o poder para cumprir.

 Vamos manter nossa fé viva em Deus…

Que o Eterno te abençoe e te guarde…e Ele te dê Shalom!!!

 Solange Nascimento.

Encontrando o verdadeiro descanso

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

• Onde estão nossas preocupações?

• Por que concentramos tantas energias na resolução de problemas e, ainda assim, não temos sucesso em tudo? O que está faltando?

 • Por que estressamos nossos cônjuges, filhos, amigos, discípulos, discipuladores, com nossos problemas e esquecemos do ensino do Messias quanto a buscar o verdadeiro descanso e solução para os nossos problemas?

Hoje, vamos falar um pouco sobre a busca do descanso. Jesus ensinou sobre o verdadeiro descanso. Dentro da cultura judaica vigente, naquela época e ainda nos dias de hoje, alguns tabus impedem que a essência da Palavra seja vivida quanto ao descanso.

 1. O que é o descanso? Por que Deus se preocupou com isso?

Deus saiba, desde o princípio que o homem precisaria de refrigério, de descanso.

 des.can.sar – v. 1. Tr. dir. Dar descanso a, aliviar da fadiga. Cessar o trabalho, os afazeres, aliviar as cargas.

 Segundo o modelo da Bíblia, descansar é tudo isso e muito mais. Quando Deus criou o universo, Ele nos ensinou acerca do descanso. O Texto diz que de todas as suas obras Ele, o Eterno, descansou! No Novo Testamento, encontramos, na pessoa do Mashiach Yeshua, o respaldo para um descanso verdadeiro.

Gn 2.1-3 “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”

 Por que insistimos em não ouvir a voz de Deus? Não estamos falando de uma doutrina, mas de um princípio criado por Deus para o nosso bem estar. É impressionante como nos convertemos rapidamente a ensinos fora das escrituras, a doutrinas disfarçadas e num instante estamos mergulhados no paganismo, em contrapartida, nos opomos a tudo o que a Bíblia nos mostra quando se refere a quebra de “ tradições”. Somos resistentes, mesmo que esteja claro na palavra de Deus. O Eterno nos fala sobre a dura cerviz, é isso que encontramos, muitas vezes, durante a caminhada da fé, pessoas que sempre se opõe aos ensinos da palavra, porque preferem ficar na “ tradição” de ensinos fora das bases das escrituras.

 O texto de Mateus nos diz: vinde a mim. Não diz eu vou a você, não diz: fique onde está, parado, infuncional. Não, o texto diz: VINDE A MIM. Às vezes procuramos tudo, todos aqueles que achamos que podem resolver os nossos problemas. Mas esquecemos daquele que realmente resolve todos os problemas.

 2. A quem é dado o direito de buscar descanso?

 A alguns? A certos grupos sociais, elitizados? A uns poucos? Não, não é isso o que as escrituras dizem. O texto diz: TODOS! DIGA: TODOS!!! Isso inclui você. Deus não lhe excluiu! O mundo pode fazer isso. As pessoas podem fazer isso. A família, sem Deus, pode fazer isso, mas Deus não! Ele sempre estará com as portas abertas para receber os excluídos, os rejeitados, os marginalizados, os doentes no físico e na alma, nas emoções. O mundo exclui, Jesus recebe. Ele mesmo disse: “eu vim para os doentes, para os necessitados…” (Mt 9.12,13)

 A quem Jesus recebe? Todos os cansados, sobrecarregados, oprimidos. Você está cansado de lutar para resolver problemas, está sobrecarregado? Vá a Jesus.

 3. por que devemos buscar o descanso em Deus?

 Há uma promessa para quem busca o descanso em Deus, para quem vai até Ele. O texto diz: EU VOS ALIVIAREI!!! ALELUIA!!! Quer alívio, quer experimentar o verdadeiro descanso? Vá até Ele! Não fique aí, chorando como quem não tem solução, como se o seu problema não tivesse jeito, vá até Ele. Não que você não possa chorar, que não tenha o direito de chorar, não é isso, você tem esse direito, mas não mergulhe no problema, não deixe que ele roube a sua alegria, ofusque o seu brilho que vem de Deus. Salmo 30.5 declara, na parte b do verso: “…o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã…”, ou seja, o chore “pode”, isso implica possibilidade, direito, tempo limitado, determinado, e não o resto da vida. O Eterno sempre nos dará livramentos, sempre nos dará descanso, alívio, porque Ele é um Deus de pactos, de alianças e cumpre a todas as Suas promessas. O que fazer? Apegar-se a elas, estudar cada uma delas, examiná-las e acima de tudo, vivê-las.

 Não precisa ser especial para achegar-se a Ele, simplesmente vá. Ele diz: vinde, vinde, vinde a mim!

4. Quais os benefícios de quem busca o descanso em Deus?

 Quem aprende a descansar em Deus tem alívio, tem refrigério. Aprende Dele, pois Ele é manso e humilde. Isto significa alguém que se permite ser acessível, disponível, pois a mansidão abre caminhos, abre portas. Não há impedimentos. Diferente de alguém agressivo, repulsivo, que ninguém pode se aproximar. Você parou para pensar que pessoas agressivas não tem amigos, são solitárias, ninguém gosta de estar perto delas, pois nunca sabe quando “ a bomba vai estourar”. Entretanto, os mansos herdarão a terra (Mt 5.5). Vemos duas características da personalidade de Jesus aqui, manso e humilde. Humildade fala de simplicidade. Fala de portas abertas para a multidão se aproximar, independente de sua posição social, seu nível intelectual, todos podem aproximar-se de um homem manso e humilde. Não é alguém arrogante, prepotente, mas humilde. Essa figura descrita na palavra, dá-nos sempre, a certeza de que temos livre acesso a Ele.

Um dos maiores benefícios que encontramos na busca do verdadeiro descanso, é que temos a certeza que vamos achar o que procuramos. Deus se preocupa com a nossa saúde emocional, com a nossa alma. Ele diz: “ achareis descanso para vossas ALMAS. E ele termina dizendo: porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 Os benefícios do verdadeiro descanso também estão descritos no Salmo 23. Vemos aplicação dentro de um contexto que vivemos em nossos dias. Encontrar o verdadeiro descanso não significa ausência de problemas, mas alívio em meio a eles. Passamos por tribulações, problemas, alguns diriam vales, até mesmo o vale da sombra da morte, mas quando entendemos quem é o nosso verdadeiro descanso, somos capacitados, por Ele, a ultrapassar as barreiras, as dificuldades, e contemplar o Deus que está acima de todas as coisas, que nos ensina a elevar os nossos olhos para além dos montes, pois certamente nos virá o socorro. Faça deste salmo a sua oração pessoal hoje, e deixe que unção da paz que excede a todo entendimento, venha sobre sua vida. Deixe que a letra deste salmo, transforme-se em canção na sua vida. Que tal fechar os olhos e concentrar-se por alguns instantes no Criador, Elohim, enquanto esse salmo ministra ao seu coração…

 Salmo 23: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”

 Que o Eterno te abençoe e te guarde…e Ele te dê Shalom!!!

 Solange Nascimento.

Espírito, alma e corpo santificados

Texto: I Ts. 5:23

Para você adorar precisa conhecer a Deus. Só conhecemos a Deus quando entendemos seus princípios e mandamentos. E onde estão escritos? Na bíblia. O homem só adora em Espírito quando nasce de novo.

Quando nascemos de novo entramos em uma metamorfose, em que precisamos sair dos conceitos humanos e entrar nos conceitos divinos. Muitas vezes estamos cheios do Espírito, mas a nossa alma não está plenamente restaurada. Sl 19:7 , Rm 12:2, Tg 1:21.

 O Espírito nasce de novo, a Alma precisa ser restaurada e o corpo precisa de disciplina. Nós precisamos da bíblia para restaurar a nossa alma. Quando o homem está conectado ao Espírito de Deus, ele não quer pecar, pois está ligado ao Pai. Minha essência é Deus, pois eu vim d’Ele. Tanto a alma como a vontade estão condicionadas a nós. Se estamos no Espírito, não vamos satisfazer a concupiscência da carne.

O homem deve ser santo no espírito na alma e no corpo. Ele foi feito à imagem de Deus e deve ter conhecimento de quem é Deus. Conhecer a Deus é entender seus princípios. E nada melhor para entender a Deus do que a figura do Tabernáculo, especialmente dois itens do tabernáculo. Nós somos o tabernáculo de Deus e carregamos a Sua glória. No tabernáculo somos queimados e purificados, moldados por Deus.

Quando somos guiados pelo Espírito de Deus temos unção. Quando a luz de Deus está em nós, estamos plenos do Espírito. No tabernáculo existe o pátio ou átrio, o santuário e o santíssimo lugar.

O nosso corpo é representado pelo átrio, lugar onde acontece sacrifícios, lugar da conversão Ex. 12; 25 a40. No átrio temos:

O altar do holocausto Ex 27:1-8

 Significa:

 • Arrependimento, expiação, reconciliação.

• Queimar os pecados. Rm 6:6

• Remissão dos pecados .Hb 9:13-14

• Confissão de pecados. I Jo 2:1-2

• A pia de bronze Ex 30:17-21

 A pia de bronze Ex 30:17-21

 Significa:

 • Palavra, vida , restauração

• A palavra nos limpa. Jo 15:3; Ef 5:26

• Nos traz revelação pela nova vida. Lc 24:25-32

• Nos traz prosperidade. Js 1:8

• Nos traz benção. Gl. 3:8

• Nos traz saúde. Pv. 4:22

• Produz esperança. Rm. 15:4; 2 Tm 3:16

• A água fala da purificação. I Jo. 5:6

 A nossa alma é representada pelo santuário, que é lugar de restauração da alma, de vencer as trevas e ser cheio do Espírito. No santuário temos:

 O candelabro ou menorah Ex. 25:31-40.

 O que significa a menorah?

• Óleo, unção, Espirito Santo. At 1:5

• Os sete Espiritos de Deus. Is 11:1

• Ser cheio do Espírito. At. 4:8 ; 6:3

• Ser guiado pelo Espírito de Senhor.Gl. 5:18

• “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito”.Zc4:6 ( Ele é o Deus que guia).

 A menorah tem 7 braços, e 7 é o número da perfeição

 Tudo na bíblia cai no sete. Os 7 anos de tribulação; os 7 Espíritos de Deus; As 7 trombetas do apocalipse; As 7 voltas ao redor de Jericó. O nome de Deus que é 777. Somos a menorah de Deus. Aqueles que caminham à luz de sua palavra.

 A mesa dos pães Ex 25:23-30

 Significa:

 • Corpo, unidade. I Co. 10:17; Rm 12:5

• Ff Frutos do Espírito. Gl 5: 22

• Oferta ao Senhor. Mt 26:26

 O Altar do incenso Ex.30:1-10

 Significa:

 • Louvor, Adoração, perfume de Deus

• Adorar em Espírito e em verdade. Jo 4:24

• São orações dos santos elevadas ao Pai. Sl. 14: 1-2; At. 10:14; Ap.8:3

• Presença do Pai. Ap. 8:4

Nós, servos de Deus, filhos de Deus, usados por Ele. Somos parte do altar e nele usamos os nossos dons e talentos. O altar é para crente, pois se não passamos pelo altar não morremos para nós mesmos, não renunciamos os nossos desejos e não morremos para o mundo. Jo 3:6 No altar você mata seus vícios, seu “Eu”, seus interesses, mata os prazeres da carne. O altar tem fogo consumidor e é nele que despejamos as nossas impurezas. Quando aceitamos Jesus entramos pela porta do tabernáculo, somos lavados na pia de bronze, que é o sangue do cordeiro sobre nós, o arrependimento, depois vamos para o santuário, onde há manifestação do Espírito, vem a luz divina sobre nós, os frutos do Espírito, Adoração, ai estamos prontos para entrar no santíssimo lugar .

 O nosso Espírito é representado pelo santíssimo lugar. Neste lugar somente o sumo sacerdote entrava.

 Significa:

 • Ouvimos a voz de Deus. Ap.3:10

• Onde a presença do Senhor está em nós. I Co 15:53

• Lugar onde recebemos o batismo com fogo. Hb 6

• Lugar da vida eterna , pois o sumo sacerdote é Jesus

• Lugar da shekinah, nuvem de glória de Deus Ex 40: 30-38

• Lugar da arca de Deus. Ex 25: 10-32

 Muitos crentes querem entrar no santo lugar sem conhecer e entender quem é Deus. Eles podem ter experiências emocionais, sentimentais, mas a verdadeira experiência nos traz um forte temor, um misto de alegria e constrangimento, em nos acharmos indignos da presença de Deus. Estar na presença de Deus é algo muito forte, é como se fossemos infartar, pois o coração acelera, começamos a suar, a nos sentir elevados, você pode falar em línguas de anjos ou não.

 Adorar no Espírito é se conectar com a Sua glória, se plugar no céu, Adorar com entendimento é conhecer o Deus adorado e reverenciá-lo por Sua glória. Saber para quem estou fazendo. Estar no Espirito não é me alienar da terra, mas discernir, diferenciar o que é do céu. Andar no Espírito é saber que eu sou do céu e não posso me sujar com as concupcencias da carne.

 Quer ter experiências com Deus? Entre no tabernáculo que é Yeshua e não saia dele, nem de Sua presença.

 Deus te abençoe.

 Solange Nascimento.

Guardar a alma

Salmos 116

A nossa alma é a sede das emoções. Ali estão depositadas todas as nossas ansiedades, frustrações, traumas, alegrias, momentos que marcaram fases de nossas vidas. Toda a nossa carga emocional se encontra na alma.

As nossas emoções determinam o nosso comportamento diante das situações e motivam a nossa conduta nos permitindo realizar sonhos e projetos. Elas penetram nas grandes e pequenas decisões do homem, ela proporciona a energia para a sobrevivência, pois ela nos ajudará a lutar ou fugir dos problemas.

 Precisamos guardar a nossa alma dos ataques de satanás e nos conservar irrepreensíveis, I Ts 5: 23. Como então podemos guarda a nossa alma:

1. Precisamos estar vigilantes como atalaias. Mt 10:28;16:26; Lc12:19-21 Se depositamos a nossa esperança em Deus ele nos guardará, pois Ele é o guarda de Israel. Sl 121: 4

 2. Conservar a integridade. I Ts 5:23 Buscar estar nos caminhos retos do Senhor, firmar os nossos pés na rocha que é Jesus e jamais seremos abalados.

 3. Ter a palavra viva dentro de nós. Sl 119:11, Hb 4:12 , sabendo que Jesus preeenche todos ao vazios da nossa alma, e não deixa o diabo agir.

 4. Suportando os contra-ataques, jamais retrocedendo. Sl 119:133; Hb 10:39; 12:3. As nossas emoções podem nos trair nos levando a delírios, caindo nos mesmos erros. Seja firme resista e vença.

 5. Entregue os seus sentimentos a Deus. Sl 63:8; 119: 175; I Pe 4:19. Quando nos entregamos completamente a Deus, Ele remove a iniqüidade e restaura a nossa sorte. Sl 126:4

 Deus quer fazer infinitamente mais em nossas vidas, todos os dias.

 Basta tomarmos a decisão de servi-lo fielmente, e todas as portas se abrirão. Ele é o nosso refúgio, e devemos nos apegar a Ele com toda intensidade da nossa alma, para sermos ajustados e nos tornar vencedores.

Precisamos vencer as nossas emoções e sentimentos antigos que nos prendem ao passado. Libertar a mente da velha natureza e avançar. Não podemos dar esse território para o inimigo.

 Precisamos alcançar nossos sonhos, pois para Deus tudo é possível. Se o seu sonho brotou do coração de Deus não desista. Mas, creia que ele vai se concretizar, pois os planos de Deus jamais serão frustrados em nossas vidas.

 Enfrente seus medos, sabendo que o guarda de Israel está do teu lado,enfrente sua debilidades, vença a sua baixa auto-estima e avance. A bíblia diz que na hora da nossa fraqueza é que somos fortes, então cresça vencendo estes obstáculos, pois Deus te dará forças no sobrenatural.

 Decida hoje zelar pela sua alma, sabendo que Deus te ama e quer derramar bênçãos sem medida sobre a tua vida.

 Deus te abençoe.

 Solange Nascimento.

Deus nos chamou para a obediência

Salmos 116

O poeta inicia este salmo declarando o seu amor ao senhor, porque ele ouve a nossa suplica, a nossa oração. Pois podemos confiar no senhor que cuida de nós em todos os momentos da nossa vida.

O que mais chama a minha atenção neste salmo é o versículo 12, que diz: O que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo¿

O que posso dar ao Senhor para retribuir a tudo o que ele tem feito por mim. É algo a se pensar! Pense um pouco e reflita sobre isso.

O poeta em seguida declara algumas coisas que ele pode fazer para retribuir a Deus. Ele diz que beberia o cálice da salvação, invocaria ao Senhor e cumpriria os votos que prometeu.

Um dia também aceitamos a Cristo e declaramos ao Senhor que seriamos fiel a Ele em tudo, que obedeceríamos a sua palavra, então temos que a cada dia nos esforçar para cumprir o que prometemos.

 O salmista também declara no versículo 18 e 19 que ele cumpriria os seus votos na presença do povo de Deus e nos átrios da Casa do Senhor.

 Eu te pergunto: Qual o seu maior voto¿

 Não seria ser fiel a Ele em tudo!

 E isso também inclui os dízimos e as ofertas.

 Irmão o que Deus quer de nós é uma única coisa é que sejamos fiel a Ele em tudo e isso significa sermos fiel nos átrios, na presença de todos os irmãos e isso quer dizer cuidar da casa de Deus e de tudo o que ela precisa.

 Lembrando que a obediência gera bênçãos!

Deus te abençoe.

 Pra. Alessandra Guedes da Silva.

O nosso trabalho não é em vão

“Ora, o que planta e o que rega são um e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho” (I Co 3:8).

No Reino de Deus cada um recebe da mesma porção, segundo a própria capacidade, para trabalhar conforme as próprias forças (Eclesiastes 9:10). Ou plantando, ou regando ou colhendo, todos exercemos os nossos trabalhos, cada um na sua área ou atividade. A técnica que cada um usa para produzir no seu trabalho é que vai determinar o produto final.

Em síntese, todos produzimos, pouco ou muito, e recebemos o nosso galardão segundo o que trabalhamos. Mas, mesmo sabendo disso, há muitas pessoas que trabalham pouco e querem receber o mesmo galardão dos que trabalham muito, e nunca assumem que precisam se esforçar mais para ter a sua porção aumentada.

 Também existem aquelas pessoas que vivem anunciando o que fazem, mas não se esforçam muito, só querem status. Estes precisam saber que agradar a homens não traz o galardão, mas, agradar a Deus, sim.

Geralmente quem vive reclamando que “nunca dá, nunca pode, nunca tem”, também nunca prospera, pois é incapaz de investir em terreno fértil. Não consegue se esforçar para ser melhor, se acomoda com o que tem. Deus manda esses aprenderem com as formigas (Provérbios 6:6).

 E há pessoas que trabalham muito mas ninguém vê, pois não ficam anunciando o que fazem. Fazem porque amam. Precisamos aprender com essas pessoas, pois o que fazemos para Deus tem que ser com alegria e não com pesar. O nosso trabalho na obra de Deus não é em vão: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é em vão” (I Co 15:58).

 Para que se possamos trabalhar com sucesso para o Senhor, precisamos ser:

1º firmes – sabermos o que se quer, termos convicção do chamado;

 2º inabaláveis – estarmos seguros nas promessas de Deus, não vacilarmos os pés;

 3º abundantes – prosperarmos em tudo que fizermos, termos a fartura do Senhor, pois nada nos faltará.

 Deus conhece o seu esforço, Ele conhece o que se passa nos seus pensamentos e sonda o seu coração. Ainda que você trabalhe achando que nunca irá ter resposta, por não estar vendo o fruto, creia que a semente germinou e que o seu trabalho não é em vão. O Senhor cuida de nós e é nEle que precisamos estar firmados. Nós precisamos ter fé, e essa fé tem que ser alimentada pela leitura da Palavra. Precisamos ser fortes e não desistir, pois Deus tem reservado para nós sempre o melhor (II Cr 15:7).

Deus lhe ama e tem o melhor para você, creia em Suas promessas, tenha fé e confesse a sua vitória, pois você já é um vencedor e a obra das suas mãos terá recompensa. Continue plantando, regando e semeando, o seu galardão está guardado, ele é seu, tome posse de todas as bênçãos de Deus, receba!

 Deus te abençoe.

 Solange Nascimento.

O Senhor é Fiel

MAS O SENHOR É FIEL; ELE OS FORTALECERÁ E OS GUARDARÁ DO MALIGNO” – II TES 3:3

O que é fidelidade? Segundo o dicionário secular, FIDELIDADE é qualidade do fiel; lealdade; exatidão; pontualidade. LEALDADE é qualidade de quem é franco, sincero, cordial, cumpridor de compromissos, fiel. Uma das qualidades de Deus é Sua fidelidade. Ele não se contradiz, e a Sua Palavra não mente jamais, pois não volta para Ele vázia. Deus é fiel e a sua fidelidade é vista de geração em geração (Nm 14:18).

Nós, seremos provados na fidelidade a Deus. Devemos servir com fidelidade. Todo aquele que serve principalmente no altar é destaque para o povo, e será medido nas atitudes e integridade de coração (Cr 19:8,9) Precisamos ter temor no coração quando assumimos responsabilidades como líderes e como liderados. A nossa palavra deve ser fiel e verdadeira, pois tudo o que fazemos reflete no nosso dia-a-dia. As nossas atitudes demonstram em que nível está a nossa fidelidade.

 Muitos passamos por dificuldades no trabalho ou emprego ou na família e nos perguntamos: por quê? Quando há fidelidade em nossas atitudes Deus nos preserva (Sl 31:23). Porém, se em nosso coração há tendências de traição ou arrogância, Deus mede e julga, e na mesma medida com que damos, recebemos.

A fidelidade pode ser medida nas mínimas coisas. As pequenas atitudes de infidelidade podem refletir problemas futuros, se não forem corrigidas. Ex: pegar sem pedir; falar sem autorização; ir a algum lugar sem autorização, etc.

 Quando nós não perguntamos a Deus sobre que decisão tomar corremos o risco de nos arrepender muito depois. Deus é simples e fala conosco nas coisas simples, nós é que complicamos tudo. Precisamos ser curados por Deus em nosso caráter, pois ele reflete o nosso nível de fidelidade. Precisamos ter metas e sonhos, porém, respaldados na Palavra de Deus. Há pessoas que distorcem a Palavra para justificar as suas metas. Deus fala conosco e nos respalda pela Palavra, sempre, e cada palavra vem confirmar outra.

 Quem tem problema de caráter promete coisas que não faz, quer agradar todo mundo mas se esquece de Deus, compromete-se com todos e não cumpre nada, tem medo de ser rejeitado e faz alianças que não pode cumprir pelas próprias circunstâncias. Precisamos entender que, quanto mais cura, mais fidelidade.

O conceito de fidelidade para mim, pode não ser o mesmo para você. Cada um tem o seu conceito de fidelidade, conforme o que aprendeu com a cultura do seu lar ou com seus pastores. No entanto, precisamos aprender com Deus e sua Palavra o verdadeiro conceito de fidelidade. Em Dt 7:9 diz: “Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; Ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos”.

 Você ama a Deus? Obedeça aos Seus mandamentos. Procure suas respostas na Palavra. Os conselhos humanos são válidos, pois na multidão de conselhos há sabedoria, mas ratifique sempre com a Palavra de Deus, pois Ele sempre mostra a direção a seguir.

Esse é o tempo da fidelidade. É a peneira de Deus. Só quem permanecer firme terá a coroa da vida. Todos nós passaremos por tentação e provação para saber onde está a nossa fidelidade. Porém, não será além do que possamos suportar. Deus quer forjar em nós um povo inabalável. Ele quer firmar o nosso coração.

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, Ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (I Co 10:13) Você ama a Deus? Seja fiel.

Deus te abençoe.

 Solange Nascimento.

Conquistas chegam por estratégias definidas

Em toda a história da igreja, o avivamento teve uma chave. Quando aconteceu o grande mover do Espírito na Festa de Shavuot (Pentecoste), em Atos dos Apóstolos, a Bíblia descreve como se deu esse grande mover de avivamento, revelando-nos a chave. Oração é a chave do avivamento. Sempre foi e sempre será, pois quando oramos movemos o Trono de Deus, vencemos as hostes espirituais da maldade, cadeias são rompidas e a libertação única e verdadeira do poder da Cruz se manifesta.

Todas as conquistas do povo de Israel vieram precedidas de uma estratégia. Ninguém entra numa guerra sem ter uma estratégia. Nosso Deus é um Deus de estratégias. A Visão Celular é uma visão de Deus, mas uma visão tem uma estratégia. Quando começamos a falar palavras, tais como, metas, estratégias, alguns se assustam, inclusive nós líderes, pois isso não estava tão presente em nosso meio, e mesmo quando aparecia, não dávamos tanta importância. Havia a desculpa de que não precisavamos de estratégias, mas na verdade, as estratégias de conquista vêm de Deus e, a primeira delas, para se alcançar grande êxito é a oração.

Dado o primeiro passo, partimos em direção ao segundo, colocar em prática o que Deus nos revelou em oração e velar por essa palavra mantendo uma linguagem de fé, para que a meta seja alcançada. Muitas vezes oramos, pedimos e não recebemos, pois a nossa linguagem anula os decretos orados, por não mantermos fidelidade ao que se orou. Quando falamos de um mover, todas essas coisas estão correlacionadas. O mover acontece pela oração e pela estratégia. Sem oração não há mover, sem estratégia não há conquistas, logo, uma estratégia como essa, só pode dar certo.

 Sustentar uma liguagem de fé não é fácil, mas é possível. Desde que recebemos esse decreto, temos cantado, pregado, crido e orado, e o mover já começou. A conquista dos grandes sonhos é feita de pequenos sonhos que vamos conquistando a cada dia, até se tornar um grande sonho. Qual é o grande sonho? Uma grande multidão nos estádios adorando a Jesus, mas uma grande multidão começa com uma pessoa, duas, e três, até chegar a ser um grande povo.

Estamos firmes com a consolidação. Essa é a nossa linguagem nas células, macro-células, nos encontros, nas reuniões de 12, nas Escolas de Líderes, e em breve, todos estarão completamente envolvidos nessa atmosfera de conquista que agrada o coração de Deus. Não é uma possibilidade que revela insegurança, mas é POSSÍVEL, pois tudo é possível ao que crê.

 Deus te abençoe.

 Solange Nascimento.